FAET/SENAR

PROGRAMAÇÃO TEMÁTICA

 

08:00 às 09:00 – Recepção e inscrição dos participantes

09:00 às 09:15 – Abertura Oficial

09:15 às 09:30 – Palestra: Lançamento do aplicativo sobre Agrometeorologia.
Palestrante: Mrs. Alexandre Barreto Almeida dos Santos – SEAGRO/TO

09:30 às 10:15 – Palestra: Previsões Climáticas para a safra 2019/2020.
Palestrante: Graziella Gonçalves da Silva – CLIMATEMPO, São Paulo/SP.

10:15 às 11:00 – Palestra: A importância da memória climatológica para o
processo de tomada de decisão agrícola.
Palestrante: Dr. José Luiz Cabral Júnior – UNITINS, Palmas/TO.

11:00 às 12:30 – Palestra: Perspectivas climáticas para o cultivo 2019/20 e
Tendência para os próximos 10 anos.
Palestrante: Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion, Meteorologista e Pesquisador
aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT.

12:30 – Encerramento

PALESTRANTES

 

Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion
Bacharel em FÍsica pela USP, Brasil, PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin, USA, pós-doutor em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de Hidrologia, Inglaterra (1983), e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlin (Wissenschaftskolleg) Alemanha. É pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT) e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas. Foi representante da América do Sul na Comissão de Climatologia da OMM de 1997-2010. Atualmente, se dedica a consultorias e a proferir palestras sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas, Diagnóstico e Prognósticos Climáticos, Energias Renováveis, Dessalinização de Água e Desenvolvimento Regional.

 

Dr. José Luiz Cabral
Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1998), mestrado e doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (2001e 2007). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Tem experiência em meteorologia e recursos hídricos, atuando nas áreas da: meteorologia sinótica, agrometeorologia (crescimento de desenvolvimento de culturas), climatologia, mudanças climáticas e fontes renováveis de energia (eólica, solar, biomassa). Condecorado com a Medalha de Mérito da Defesa Civil, outorga pelo Governo do Estado do Tocantins. Consultor em projetos de: Meteorologia, Energia Solar, Hidrometria e Agrometeorologia. Tem expertise em novas tecnologias e empreendedorismo digital.

 

Graziella Gonçalves da Silva
Bacharel em Meteorologia pela universidade de São Paulo, pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Atua no mercado do Agronegócio, Energia e Varejo com cenários de longo prazo, para auxiliar em tomadas de decisão.