Governo decreta estado de alerta ambiental no AC por conta das queimadas

130

O governador Gladson Cameli decretou estado de alerta ambiental no Acre por conta do risco de incêndios e emissão de fumaça que acaba potencializando os danos à saúde e ao meio ambiente. A medida foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial do Estado (DOE) e vale até novembro deste ano.

A determinação prevê que sejam adotadas medidas para minimizar a quantidade de queimadas e as consequências dos incêndios nessa época do ano – quando os riscos aumentam com a combinação de baixa umidade e calor.

Com mais de mil focos de calor, representantes de órgãos de prevenção e controle ao desmatamento e queimadas tinham feito a solicitação ao governo na última sexta-feira (9).

O decreto permite que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) requisite apoio técnico e logístico do estado para combater e controlar os incêndios ambientais.

Além disso, fica criada a sala de situação de alerta ambiental, que deve ser comandada pela Cedec, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e coordenação operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

A sala de situação deve diagnosticar a situação das queimadas, elaborar boletins de focos de calor e estabelecer o cruzamento com risco de fogo e focos de calor.

Os dados levantados devem dar subsídios aos órgãos ambientais, Batalhão Ambiental da Polícia Militar e CBMAC e demais órgãos envolvidos para que possam atuar de forma preventiva e repressiva na áreas mais críticas.