Agricultura e Embrapa promovem II Encontro sobre Tendências Agroclimatológicas do Tocantins

1988

08/08/2016 – Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem o 2º Encontro para Discussão e Análises das Tendências Agroclimáticas. O encontro acontece no dia 1° de setembro, das 7h30 às 17h, no auditório da Embrapa, região norte de Palmas. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no Portal da Agrometeorologia: agrometeorologia.seagro.to.gov.br.

No evento podem participar produtores rurais, empresários agrícolas, acadêmicos, instituições públicas e agentes financeiros. O primeiro, realizado em outubro de 2015 com a presença de mais de 80 pessoas. Este ano a organização espera um público de 150 pessoas e já conta com a confirmação de 30 pessoas, somente nos dois primeiros dias de inscrições. Entre os inscritos estão professores, técnicos e estudantes do Instituto Federal do Estado do Pará (IFPA).

Na programação as palestras: Cenários Futuros do Aquecimento Global na Região Centro-Oeste – Propostas de Mitigação e Adaptação; Condições Meteorológicas Associadas com Seca no Norte do Brasil durante a estação chuvosa de 2015/2016; Impactos meteorológicos sobre a produção de grãos no Estado do Tocantins safra 2015/2016, e Rede de Monitoramento Apoio a Agricultura no Tocantins. Para encerrar será realizada uma reunião técnica entre os participantes do encontro.

De acordo com a gerente de agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho, a agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos.

E o encontro visa aumentar o grau de conhecimento sobre as mudanças climáticas e traçar cenário futuros para orientar as ações de políticas públicas e nortear as pesquisas agrícolas para mitigação dos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas no setor rural. “Portanto, estas informações oferecem subsídios para ações governamentais, incluindo a formulação de políticas públicas para o setor”, explica Denise Coelho.

Parceria e apoio:

São parceiro do encontro a Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Cooapa) OCB Sescop, Instituto Nacional de Metereologia (INMET), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Frísia Cooperativa Agroindustrial, Programa Federal Agricultura de Baixo Carbono (ABC), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação de Engenheiros Agrônomos do Tocantins (Aeato), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de Palmas (Seder), Empresa de Prestação de Serviço de Agricultura de Precisão (Smear), Laboratório de Análises Agrícolas (Selar).