Resenha Agroclimática do Estado do Tocantins – 01/06/2016 a 07/06/2016

906

Situação atual e perspectivas de mudanças

Nesta última semana foi marcada por muita atividade na atmosfera, onde ocorreu muita variação da nebulosidade, muito calor, baixa umidade relativa do ar e pelas altas temperaturas. Foram registradas chuvas isoladas nas regiões centro-norte do Estado. No município de Araguaína, o total acumulado superou os 75 mm.

A temperatura máxima do ar chegou aos 38ºC no município de Palmas, Gurupi e Paranã. A umidade relativa do ar chegou novamente a valores considerados Estado de Atenção, em Paranã com 17%, Mateiros com 18% e  Peixe com 19%.

Os níveis de água no solo continuam considerados como críticos, considerando que na maior parte do estado não há registro de chuvas significativas em torno de 40 dias. Com isso a técnica da suplementação de água deve ser utilizada para evitar o estresse vegetal.

A meteorologia espera para os próximos dias a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, nas regiões do centro-norte do Estado. Nas regiões mais ao sul do Estado, o tempo seco continua, com altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar.

Faça o Download da Resenha Aqui

 Geórgio Henrique Leão Silva
GTI – SEAGRO
José Luiz Cabral da Silva Júnior
Esta resenha é um produto da parceria institucional  SEAGRO / UNITINS