Resenha Agroclimática do Estado do Tocantins – 11/11/2015 a 17/11/2015

817

resenha

 

Situação atual e perspectivas de mudanças

Nestes últimos dias foram registradas ocorrências de pancadas de chuvas isoladas em algumas regiões do Estado. Os intervalos entre eventos de chuvas continuarão grandes em todas as regiões do Estado do Tocantins nesta última semana. O que tem permitido predomínio do sol em boa parte do dia, bem como, o registro de altas temperaturas.

As temperaturas do ar continuam apresentando valores acima da normal climatológica em torno de 4ºC diários, o que tem contribuído para a alta taxa de evapotranspiração para o período. Foram registrados 39ºC nos municípios de Gurupi e Peixe. A umidade relativa do ar mínima chegou aos 18% nos de Mateiros e 25% em Dianópolis.

Para os próximos dias, a alternância de sol e poucas nuvens principalmente nas partes central e norte do Estado, calor, as altas temperaturas e pancadas de chuvas isoladas nas demais regiões. O tempo não muda muito, dias com a presença do sol entre nuvens serão recorrentes, com possibilidades de pancadas de chuvas, pelo período da tarde, ainda de forma isolada. As temperaturas continuam em elevação.

Faça o Download da Resenha Aqui

Denise Coelho Gomes
Geórgio Henrique Leão Silva
GTI – SEAGRO
José Luiz Cabral da Silva Júnior
Esta resenha é um produto da parceria institucional SEAGRO / UNITINS