Resenha Agroclimática do Estado do Tocantins – 21/10/2015 a 27/10/2015

749

Sem título

 

Situação atual e perspectivas de mudanças

Esta última semana foi marcada por pancadas de chuvas isoladas em várias localidades do Estado, o que vem garantindo totais acumulados significativos pontualmente. Considerando a atuação do fenômeno El Niño na América do Sul, estes totais ainda se encontram abaixo das médias históricas.

As temperaturas do ar continuam elevadas, com máximas registradas de 41ºC em Paranã e Peixe. O maior índice de precipitação ocorreu no município de Paranã com 62,8 mm, entretanto a umidade relativa do ar mínima chegou aos 15% neste município, sendo ainda considerada baixa. Apesar das chuvas registradas nos últimos dias, os níveis de água no solo ainda são considerados críticos. Com isso a técnica da suplementação de água deve ser utilizada para evitar o estresse vegetal.

Para os próximos dias as pancadas de chuvas continuam atuando em todas as regiões, temperaturas em elevação, com muita variação da nebulosidade. O período ainda requer maior atenção para se garantir o sucesso na semeadura do plantio da soja.

Faça o Download da Resenha Aqui

Denise Coelho Gomes
UNITINSGeórgio Henrique Leão Silva
GTI – SEAGRO
José Luiz Cabral da Silva Júnior
Esta resenha é um produto da parceria institucional SEAGRO / UNITINS.