Resenha Agroclimática do Estado do Tocantins – 09/03/2016 a 15/03/2016

791

resenha

Situação atual e perspectivas de mudanças

 A semana foi marcada pela ocorrência das chuvas em todas as regiões do estado do Tocantins. O que tem preocupado os agricultores que continuam colhendo a soja. Os acumulados de chuvas continuam satisfatórios, apesar da sua irregularidade e má distribuição, o que vem favorecendo o desenvolvimento das plantas do milho (safrinha).  As temperaturas continuam elevadas e a umidade relativa do ar alcançou níveis baixos nas horas mais quentes do dia.

As temperaturas do ar chegaram aos valores máximos de 34ºC no município de Paranã. A umidade relativa do ar chegou aos 35%  no município de São Félix do Tocantins.

Os níveis de água no solo ainda são considerados como nível crítico na grande maioria dos municípios, com isso a técnica da suplementação de água deverá ser utilizada, a fim de evitar o estresse vegetal.

Para os próximos dias, a meteorologia prevê dias com muita variação da nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuvas de forma isolada, principalmente, nas regiões do centro-norte do Estado.

Faça o Download da Resenha Aqui

 Denise Coelho Gomes
UNITINSGeórgio Henrique Leão Silva
GTI – SEAGRO
José Luiz Cabral da Silva Júnior
Esta resenha é um produto da parceria institucional SEAGRO / UNITINS