Resenha Agroclimática do Estado do Tocantins – 02/03/2016 a 08/03/2016

757

resenha

Situação atual e perspectivas de mudanças

A semana foi marcada pelo retorno gradativo das chuvas em todas as regiões do estado do Tocantins. Contudo, as chuvas continuam muito irregulares e mal distribuídas, favorecendo ainda as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.

As temperaturas do ar chegaram aos valores máximos de 37ºC nos município de Palmas. A umidade relativa do ar chegou aos 31% e 36%, nos município de São Félix do Tocantins e Dianópolis.

Na maioria dos municípios os níveis de água no solo ainda são considerados como nível crítico, com isso a técnica da suplementação de água deverá ser utilizada, a fim de evitar o estresse hídrico nas sementes e/ou plantas do milho safrinha.

Para os próximos dias, a meteorologia prevê a ocorrência de chuvas ao longo da semana, mais estas em forma de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado. Os totais acumulados para o período devem ficar em torno do normal, mas ressalta-se que o fenômeno El Niño continua atuando e que há probabilidades de que o mês de março seja atípico, do ponto de vista climatológico.

Faça o Download da Resenha Aqui

  Denise Coelho Gomes
UNITINSGeórgio Henrique Leão Silva
GTI – SEAGRO
José Luiz Cabral da Silva Júnior
Esta resenha é um produto da parceria institucional SEAGRO / UNITINS